"Olimpíadas de Língua Portuguesa - Formação e Multiplicação"


1ª Oficina - Gênero Poema



ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
TERRA NOVA DO NORTE – MT

1ª Oficina: Gênero Poema

Dia: 04/05/2012
Período: Vespertino                   Horário: 13 às 17 h

Sequência didática

1ª Atividade: Dinâmica:Dinamizando o grupo (20 min.)
Material: - Lápis e  Sulfite;   

Objetivos:
·         Proporcionar a escrita coletiva;
·         Promover a comunicação entre todos os participantes do grupo;
1) Grupo em círculo, sentado.
2) Cada participante recebe uma folha de ofício em branco, escrevendo o seu nome no alto dela.
3) A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem destinada à pessoa cujo nome se encontra no alto da folha.
4) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
5) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas.
6) Em um plenário, comentar com o grupo o seu trabalho:
- O que foi surpresa para você?
- O que já esperava?
- O que mais o (a) tocou?

2ª Atividade: Vídeo clipe - apresentação do material OLP; (20 min. Focar na importância da divulgação dos textos, que irá além do evento Olimpíadas; valorização de outros meios de circulação tais como: blog da escola, publicações impressas, apresentações diversas).

3ª Atividade: Referencial teórico: Bakhtin e Vygotsky

4ª Atividade: Texto: Reflexões sobre o ensino de poesia (Ana Elvira Gebara); Revista na ponta do lápis nº 16, ano VIII, março de 2011, pág. 10-11.
- Leitura em duplas; após socialização para os demais.

5ª Atividade: Música: Elas cantam Roberto – Como é grande o meu amor por você...
- Despertar sensações, emoções diante das músicas significativas;
6ª Atividade: Texto: Ofício de poeta (Anna Helena Altenfelder) Revista na ponta do lápis nº 11, ano V, agosto de 2009, pág. 40-41.
- Leitura em grupo em seguida socialização;

7ª Atividade: Leitura e discussão do Folder. (15 min.)

8ª Atividade: Leitura e reflexão dos itens do caderno de professor poetas na escola, 3ª edição, 2008, pág. 85 a 87.

9ª Atividade: Organizar a sequência didática tendo em vista a aplicação da oficina de poemas com os estudantes, levando em consideração a sequencia das atividades.

10ª Atividade: Avaliação e reescrita da 9ª atividade com referência nos critérios necessários para a sequência didática.

11ª Atividade: Análise dos critérios de avaliação do poema tendo como referência tanto os critérios quanto os descritores do caderno de professor poetas da escola pág. 141

Encerramento:
1-       Apresentação do vídeo clipe de um poema vencedor da OLP para reflexão e análise, considerando os itens de construção do gênero;
2-      Regulamento da OLP Escrevendo o Futuro - 3ª edição.

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação: disponível em: <http://centraldemidia.mec.gov.br/play.php?vid=1146> acesso dia 02 de maio de 2012.
CARLOS. Roberto: show Elas cantam Roberto: Como é grande o meu amor por você. disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HMERTk5-zUE> acesso dia 20 de abril de 2012. 



2ª Oficina - Gênero Memórias

2ª Oficina: Gênero Memórias Literárias
Dia: 18/04/2012
Período: Vespertino
Horário: 13 às 17 h

Sequência didática

OBSERVAÇÃO: RETOMAR A ATIVIDADE 10 - REESCRITA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA  SOBRE O GÊNERO POEMA: (30 min.)


1ª Atividade: Vídeo clipe sobre: Educar de Ruben Alves. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=ouFqxPYA8lg>(8 min.)
Objetivos:
- Compreender a relevância do educador no processo de ensino e aprendizagem do educando.
- Reconhecer a ZDP, ou seja, as habilidades alcançadas e aquelas que ainda não foram  desenvolvidas pelas crianças.


2ª Atividade: Apresentação sobre: Ajudar a memória (fragmentos retirados do texto para ajudar a memória do site escrevendo futuro). Disponível em:http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=922:para-ajudar-a-memoria-&catid=23:colecao&Itemid=33>: (20 min.)
Objetivos:
- Aproximar o locutor e interlocutor por intermédio da linguagem.
- Reconhecer a importância da descrição dentro do gênero.


3ª Atividade: Leitura e socialização do folder: Memórias Literárias (DVD material da OLP).(10 min.)


4ª Atividade: Em duplas realizar leitura e análise, após socialização do texto:Uma definitiva presença. (Bartolomeu Campos de Queirós, revista Na Ponta do Lápis nº 11, ano V - número 11, agosto de 2009, páginas 26-27). (20 min.)
Objetivos:
- Identificar as marcas do gênero.
- Conhecer e reconhecer a linguagem empregada.
- Compreender a estruturação do gênero Memórias Literárias.


5ª Atividade: - Em duplas, cada educador contará ao outro um acontecimento a partir de um objeto significativo relacionado à sua infância (ex. roupa, brinquedo, foto...). (30 min.)
- Para o desenvolvimento da atividade à distância cada um criará uma memória literária, a partir das lembranças do outro.
- No próximo encontro, realizar a socialização do texto para o grupo, em seguida postá-lo no blogger de Linguagem da OLP (praticandogenerostextuaisnaescola.blogspot.com).
Objetivos:
- Utilizar os objetos com intuito de resgatar memórias.
- Produção de texto ressaltando todas as características impressas ao gênero.


6ª Atividade: Elaboração da sequência didática utilizando a coletânea de memórias literárias da OLP, bem como os demais recursos de mídias/tecnologias. (70 min)
Objetivo:
- Estruturar as atividades para a execução da oficina com os alunos.


7ª Atividade: Socialização das atividades para o grande grupo. (50 min)
Objetivos:
- Socializar as atividades.
- Utilizar a linguagem como prática social.
- Diversificar tanto o material para favorecer as condições de produção, quanto refletir e aprimorar as práticas pedagógicas.


REFERÊNCIAL TEÓRICO





Revista Na Ponta do Lápis nº 11, ano V - número 11, agosto de 2009, texto: Uma definitiva presença. Bartolomeu Campos de Queirós. Pág. 26-27.


3ª Oficina - Gênero Crônicas



3ª Oficina: Gênero Crônica          Dia: 01/06/2012
Período: Vespertino                 Horário: 13 às 17h

Sequência Didática

- Socialização das produções dos cursistas - Memórias literárias - resultado da oficina anterior, bem como a sequência didática acerca do gênero Memórias.  

1ª Atividade: Vídeo Clipe: Recomeçar (Carlos Drummond de Andrade). Disponível no: youtube.
Objetivos
- Refletir sobre as práticas pedagógicas.
- Reconhecer a importância do papel do educador como mediador das atividades que propiciam o conhecimento.

2ª Atividade: Leitura e socialização do Folder sobre crônicas.
Objetivo
- Conhecer o Gênero Crônicas.

3ª Atividade: Leitura e exposição oral dos critérios de avaliação sobre o gênero em estudo.
Objetivo:
- Conhecer os descritores utilizados para a produção textual do gênero.

4ª Atividade: Leitura de crônicas finalistas da Olimpíada em duplas, observando as características do gênero;
Objetivos:
- Conhecer e reconhecer o Gênero Crônicas.
- Identificar os elementos essenciais que compõem esse tipo de produção textual através de seus descritores.

5ª Atividade: Em duplas, elaborar uma sequência didática  levando em consideração o material da OLP, bem como as experiências com as práxis pedagógicas em sala de aula. Vale ressaltar a importância da utilização de  recursos de mídias para envolver os estudantes, bem como ofertar atividades diversificadas.
Objetivos:
- Construir a sequência didática.
- Utilizar recursos diversificados como as mídias.
- Construir conceitos nas relações dialéticas.
- Explorar a escrita e oralidade.


4ª Oficina - Gênero Artigo de Opinião



4ª Oficina: Gênero Artigo de Opinião          Dia: 15/06/2012
Período: Vespertino                 Horário: 13 às 17h

Sequência Didática

 - Socialização da sequência didática sobre Crônica, resultado da oficina anterior

* 1ª Atividade: Vídeo: Aprender a Aprender
* 2ª Atividade: retomada da oficina anterior com os relatos dos professores sobre a escritura da sequência didática sobre o gênero Artigo de Opinião;
* 3ª Atividade: Leitura e reflexão do texto: O que está em jogo quando avaliamos os textos dos alunos?  de autoria de Cris Zelmanovits,  pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP,  retirado da revista  Na Ponta do Lápis nº 14, ano VI – julho de 2010.
* 4ª Atividade: Leitura e socialização do Folder sobre Artigo de Opinião.
Objetivo
- Conhecer o Gênero Artigo de Opinião.
* 5ª Atividade: Leitura e discussão dos critérios de avaliação sobre o gênero em estudo.
Objetivo:
- Conhecer os descritores utilizados para a produção textual do gênero.
* 6ª Atividade: Em duplas, exercício de organização de tópico frasal;
* 7ª Atividade: Leitura de artigos de opinião finalistas da Olimpíada em duplas, observando as características do gênero;
Objetivos:
- Reconhecer o Gênero Artigo de Opinião;
- Identificar os elementos essenciais que compõem esse tipo de produção textual através de seus descritores.

* 8ª Atividade: Em duplas, discutir e elencar ítens (estratégias e recursos) importantes para a elaboração de uma sequência didática levando em consideração as sugestões contidas nas revistas da OLP, bem como as experiências com as práxis pedagógica em sala de aula.
Objetivos:
- Construir a sequência didática;
- Utilizar recursos diversificados como as mídias;
- Construir conceitos nas relações dialéticas;
- Explorar a escrita e oralidade;
- Publicar as produções.

 * As sequências didáticas serão publicadas no blog do curso, das escolas de vínculo do professor, nos pessoais e também no site - Portal do Professor. Para tal as mesmas devem conter os seguintes ítens em sua estrutura: - Título, 
- O que o aluno poderá aprender com esta aula, 
- Duração, 
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com seu aluno, 
- Estratégias e recursos, 
- Recursos complementares, 
- Avaliação e 
- Palavras – chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário